quarta-feira, 18 de maio de 2016

REFLECTIONS DUAL CORE AND SUPPLEMENTARY


            Frases que mudariam as nossas vidas se tivéssemos consciência disso:

            "Conhece-te a ti mesmo, pois tu és o teu maior inimigo." (Arte da Guerra)
            "Um novo mandamento vos dou: que vos ameis uns aos outros; assim como Eu vos amei; que dessa mesma maneira tenhais amor uns para com os outros.” (João 13, 34)
          "Se eu falasse as línguas dos homens e as dos anjos, mas não tivesse amor, eu nada seria." (1Cor 13)
         "Não se enganem, a Misericórdia Divina é Suprema e reina inclusive sobre a Justiça, portanto, não devemos julgar ninguém, pois só Deus tem este Direito, mas o próprio Deus abriria mão do Direito de Julgar em nome da Suprema Misericórdia." (Denio Medeiros de Araújo)
           "Não há Vitória sem Luta e nem Ressurreição sem morte, mas não há morte santa quando ela é desejada." (Denio Medeiros de Araújo)
O PRIMEIRO PASSO É SEMPRE O MAIS IMPORTANTE, MAS SER PERSEVERANTE NA CAMINHADA TORNA A VIDA UM REFLEXO DA ETERNIDADE." (Denio Medeiros de Araújo)
Temos que ter em mente que a bipolaridade, assim como suas consequências comportamentais, não pode ser atribuída, jamais, a uma falha de caráter ou uma falha moral. Elas são a expressão de um Transtorno Biológico que se manifesta no plano do comportamento”. (Dr. José Alberto Del Porto - Psiquiatra)
Se o Transtorno Bipolar não for tratado adequadamente, os estudos mostram que as pessoas morrem por suicídio ou se suicidam em até 19% dos casos. Para você ter uma ideia o que isso significa: isso é 30 vezes maior do que o índice de suicídio na população geral, ou seja, é a doença psiquiátrica mais associada à mortalidade por suicídio”. (Dr. Beny Lafer - Psiquiatra)
Uma frase que resume muito bem o meu orgulho de ser escritor é a seguinte: Um livro, muitas vezes, são somente palavras ao vento.” (Denio Medeiros de Araújo)
“Comer salada favorece a mastigação, mastigar infinitas vezes permite que o cérebro processe a informação da saciedade." (Denio Medeiros de Araújo)
“Comer carne branca ou vermelha assada favorece a mastigação, mastigar infinitas vezes permite que o cérebro processe a informação da saciedade, porém, NÃO ABUSE das CARNES VERMELHAS.” (Denio Medeiros de Araújo)
“NÃO DEVEMOS COMER TUDO O QUE NOS É OFERECIDO, MAS DEVEMOS COMER DE TUDO UM POUCO... ASSIM, CONSEGUIREMOS SABOREAR UM ARCO-ÍRIS NUTRICIONAL SEM COMETER O PECADO DA GULA.” (Denio Medeiros de Araújo)
“NUTRIÇÃO E DISCIPLINA DEVEM SEMPRE ESTAR UNIDAS, MAS NUNCA DEVEMOS ENTENDER A DISCIPLINA COMO UMA FORMA DE CERCEAR A LIBERDADE... COMER MODERADAMENTE É UMA ESCOLHA... QUANDO COMEMOS EXAGERADAMENTE NÃO HÁ ESCOLHA.” (Denio Medeiros de Araújo)
“DEVEMOS PROCURAR SEMPRE O CONHECIMENTO COM SABEDORIA, NÃO DEVEMOS TORNAR OS MOMENTOS DE ESTUDO TEDIOSOS. EXERCITAR EXCLUSIVAMENTE O CÉREBRO EM DETRIMENTO DO ORGANISMO COMO UM TODO NÃO NOS LEVA AO EQUILÍBRIO FÍSICO, SOCIAL, MENTAL E ESPIRITUAL. O ESTUDO DEVE SER COMO UMA REFEIÇÃO: COLORIDA, DIVERTIDA, AGRADÁVEL, PRODUTIVA E SAUDÁVEL.” (Denio Medeiros de Araújo)
“DEVEMOS NUTRIR CORPO, MENTE E ALMA COM OS ALIMENTOS NECESSÁRIOS PARA TORNÁ-LOS SUSTENTÁVEIS A LONGUÍSSIMO PRAZO...” (Denio Medeiros de Araújo)
“EXERCÍCIOS AERÓBICOS SÃO OS MAIS INDICADOS PARA CONTROLAR AS EMOÇÕES.” (Denio Medeiros de Araújo)
“DEVEMOS DEFINIR UM CRONOGRAMA NUTRICIONAL. COMER FORA DE HORA OU ASSALTAR A GELADEIRA SÃO CRIMES INAFIANÇÁVEIS.” (Denio Medeiros de Araújo)
“RESPEITAR OS LIMITES DO PRÓPRIO CORPO É UM SINAL DE SABEDORIA. NÃO DEVEMOS NOS COMPORTAR COMO ATLETAS QUANDO NÃO OS SOMOS. NÃO DEVEMOS NOS COMPORTAR COMO COMILÕES E BEBERRÕES QUANDO NÃO OS SOMOS. DEVEMOS NOS SUPERAR NO QUE SOMOS E NÃO NAQUILO QUE PENSAMOS SER. ÀS VEZES, O QUE PENSO É TORTO E TODA TORTA É SALGADA.” (Denio Medeiros de Araújo)
“DEVEMOS UNIR O ÚTIL AO AGRADÁVEL... CASO A PESSOA NÃO GOSTE DE PRATICAR EXERCÍCIOS, FAZ-SE NECESSÁRIO DESCOBRIR QUAL A ATIVIDADE QUE MAIS PROPORCIONA PRAZER À PESSOA... ASSIM, ASSOCIANDO O PRAZER AO DEVER ENCONTRA-SE O EQUILÍBRIO PERFEITO ENTRE AÇÃO E REALIZAÇÃO.” (Denio Medeiros de Araújo)
A BUSCA DO CORPO PERFEITO PODE NOS LEVAR A COMETER LOUCURAS POR AMOR... TEMOS QUE SER MENOS NARCISISTAS E MAIS REALISTAS.” (Denio Medeiros de Araújo)
“Você tem um dom  que, com certeza, vai abrir muitas portas aqui na terra e o dobro de janelas no céu. Entretanto, nunca deixe o orgulho subir-lhe a cabeça, pois os maiores mestres da humanidade não escreveram uma linha sequer. O maior exemplo é Jesus Cristo, um grande mestre, cujas Palavras proferidas encontraram nos ouvidos e corações atentos dos discípulos, terra fértil para germinarem e, assim,  a Palavra de Deus originalmente talhada para os ouvidos dos seguidores de Jesus Cristo (muitos deles não eram alfabetizados) tornou-se um Livro de valor imensurável, cujo recorde de vendas é totalmente imbatível. Curiosamente, um dos Livros mais valioso do mundo foi condenado a tornar-se um objeto de decoração nas estantes de muitos cristãos da atualidade.(Denio Medeiros de Araújo)
“A PRESSA É INIMIGA DA PERFEIÇÃO. A PERFEIÇÃO É UMA UTOPIA. PORTANTO, PACIÊNCIA... MUITA PACIÊNCIA! UM DIA VOCÊ SERÁ O MELHOR EM ALGUMA COISA. (VERDADEIRO ou FALSO?!) SEMPRE DESCONFIE DESSA PROPOSIÇÃO, POIS ACREDITAR SER O MELHOR EM TUDO (QUASE SEMPRE) NÃO MELHORA VOCÊ EM NADA.” (Denio Medeiros de Araújo)
        “Senhor Deus, obrigado por permitir que eu contemple o SOL por mais uma NOITE e contemple a LUA por mais um DIA.” (Denio Medeiros de Araújo)
            “Sem PLANEJAMENTO, somente POR ACASO chega-se a algum lugar.” (Carlos Wanderley – Professor de Contabilidade)
       “Quando escrevo a minha história é Deus quem escreve comigo, pois sou a imagem e semelhança do ALTÍSSIMO.” (Denio Medeiros de Araújo)
           “O excesso de Inteligência nunca foi uma condicionante à SAÚDE MENTAL da mesma forma que a ignorância total e absoluta não deve ser encarada como ausência de SAÚDE MENTAL... Nos dois casos observa-se a presença de capacidades cognitivas privilegiadas e diferenciadas que levam o ser humano a uma vida REPLETA DE OBSTÁCULOS.” (Denio Medeiros de Araújo)
           “Escrever é a verdadeira felicidade do artista das letras, ser lido é apenas um prazer superficial que transforma o ser em ter.” (Denio Medeiros de Araújo)
         “Não importa como está escrito, o importante é a compreensão da mensagem.” (Denio Medeiros de Araújo)
            “Não acredite em tudo que lê e interpreta, mas leia e interprete de tudo um pouco.” (Denio Medeiros de Araújo)
            “Não saber rezar nem de longe é o maior pecado, o verdadeiro pecado é não fazer da vida uma oração.” (Denio Medeiros de Araújo)
            “O amor vale mais do que dinheiro. Quando o amor vem acompanhado de dinheiro é ótimo! Quando o amor e o dinheiro se unem para construir uma relação livre de materialismos e rica em caridade e solidariedade, então Deus abençoa a união com alianças banhadas no ouro verde da esperança.” (Denio Medeiros de Araújo)
            “Algumas pessoas pensam que tudo se explica em números. No entanto, Deus não tem RG nem CPF. Deus é a incógnita de uma equação sem solução lógica. No DNA de Jesus Cristo existem os alelos ‘S’ do Sim de Maria e o ‘A’ do Amor de Deus. Como seria incrível se Jesus voltasse a terra depois de passados mais de 2000 anos de história cristã e descobrisse que a ciência e a tecnologia evoluíram tanto e, apesar disso, o ser humano nunca será capaz de responder as perguntas que somente a fé consegue iluminar.” (Denio Medeiros de Araújo)
            “Amizade verdadeira já era um tesouro raro de se encontrar na escuridão da noite. Com o surgimento da internet... Nossa Senhora!” (Denio Medeiros de Araújo)
            “O pensamento é o remédio e o veneno de quase todo bipolar. A dose certa é que torna o remédio eficiente ou o veneno mortal.” (Denio Medeiros de Araújo)
            “Hoje, no jantar, passei cinco minutos em profundo silêncio com a minha família. Terminei à noite batendo papo na Internet. O meu melhor amigo é o notebook e a minha verdadeira família é completamente virtual. Contudo, a identidade dos meus amigos é uma verdadeira incógnita. O mundo virtual que distancia as pessoas do toque, do olhar. O diálogo reduzido a palavras tecladas no computador. Acredito que a Santa Ceia em que Jesus Cristo partilhou o próprio corpo e o próprio sangue com a humanidade inteira é um alerta às famílias de sempre. Temos que recuperar hábitos antigos que podem remir as nossas famílias do pecado da indiferença. Realmente, na época de Jesus a mesa tinha uma função nobre e o status de altar!” (Denio Medeiros de Araújo)
            “Deus não enviou Seu Filho para separar, segregar, julgar e/ou condenar o joio e o trigo, os fiéis e os infiéis. Deus vive entre nós para salvar a Dialética56 existente no corpo, na alma e na mente de cada ser vivente. Jesus é a síntese que transforma tudo que é mau em bom, e tudo que já era bom fica melhor ainda quando saboreado na presença do Senhor. Jesus Cristo nos mostrou que toda a experiência negativa de nossas vidas pode ser transformada em Dons de Amor. Esses Dons de Amor nos fazem crescer como pessoas humanas. O que faz o sofrimento ser enriquecedor é a forma como o encaramos. Jesus não desanimou diante do desafio de salvar a humanidade. Nós também não devemos desanimar diante das pedras no nosso caminho. Quando caímos Jesus nos ampara e diz que o Amor é a resposta para todas as perguntas e a solução de todos os problemas. Na Dialética de Deus a tese é o Bem, a antítese é o mal e a síntese transforma tudo em Amor!” (Denio Medeiros de Araújo)
      “As famílias modernas deveriam ser iguais aos cômodos da morada de Deus: boas e aconchegantes. Famílias com alicerces firmes e tijolos fortes, não somente com fachadas bonitas. Somos do tamanho daquilo que sonhamos e no meu sonho todas as famílias são como Templos do Amor de Deus. Se o meu sonho parece uma utopia então o Senhor pode fazer a utopia tornar-se um milagre em nossas vidas. Basta apenas o instante de uma oração acompanhada de uma mudança de mentalidade que transforme a oração em conversão e a conversão em uma perseverante ação de amor. Quer mudar a sua família? Seja um milagre. A gente muda o mundo e o mundo muda com a gente! A gente e o mundo mudam com a mudança da mente!” (Denio Medeiros de Araújo)
Devemos ser cristãos, mas sem sermos hipócritas. A oração é um dos caminhos pelos quais nós podemos pedir e, principalmente, agradecer a Deus. O evangelho é um dos caminhos pelos quais nós podemos encontrar as respostas às nossas orações. Portanto, devemos sempre orar com fé e nos alimentar da Palavra de Deus com o discernimento proporcionado pelo Espírito Santo.” (Denio Medeiros de Araújo)
          “A Campanha da Fraternidade 2011 deixou uma reflexão enraizada em meu coração: a idade de uma árvore se mede no tamanho do abraço que nós damos na natureza!” (Denio Medeiros de Araújo)
          O ser humano ao mesmo tempo em que tem uma incrível capacidade de construir, também tem uma capacidade de autodestruição bastante peculiar. E isso o torna o lobo de si mesmo. No entanto, uma pessoa autodestrutiva não se machuca sozinha.” (Denio Medeiros de Araújo)
A timidez é alimentada pelo medo. Medo de sentir culpa por estar fazendo algo errado, como se amar fosse pecado. Por isso, anuncio a todos que se encontram nessa situação: não tenham medo de amar e, consequentemente, de serem felizes. A felicidade não depende unicamente de nós, mas ela começa em nós. Às vezes paro e fico a pensar se a felicidade foi feita para mim ou se eu fui feito para amar? A resposta a essa reflexão depende da abertura e do espaço que reservo em meu coração para a Luz de Deus entrar. Vem Espírito Santo! Vem Iluminar!” (Denio Medeiros de Araújo)
           “A bipolaridade é como a paixão entre o Sol e a Lua. O Sol é a Luz e a Lua ilumina a escuridão!” (o Sol é a mania ou hipomania, a Lua é a depressão, a Luz é o conhecimento e a escuridão é a ignorância). (Denio Medeiros de Araújo)
           “A bipolaridade é uma espécie de Dialética Emocional, onde a tese é a mania, a antítese é a depressão e a síntese é o equilíbrio.” (Denio Medeiros de Araújo)
           “Os cientistas de jaleco branco estão firmes na missão de transformar o Templo Sagrado de Deus numa farmácia ambulante. Não me incomodo em tomar uma caixa repleta de medicamentos... O que me incomoda mesmo é o fato de ninguém fazer nada para mudar este cenário. Não considero a negligência fruto da ambição humana... A ganância é a verdadeira culpada por toda a minha falta de otimismo!” (Denio Medeiros de Araújo)
           “Hoje, a ciência só não faz chover, porque São Pedro não gosta muito da ideia de delegar poderes especiais à crítica especializada. Mas quando São Pedro perde a Chave do Céu, ele só decide ir atrás do chaveiro, porque fazer chaves ainda é considerado uma Arte e a ciência é inimiga da perfeição.” (Denio Medeiros de Araújo)
           “Nós podemos ser qualquer coisa. Só não podemos ser o tudo e, muito menos, o nada. Contudo, ao sermos chamados filhos de Deus o amor torna-se nossa maior herança e a vitória sobre a morte nossa maior conquista.” (Denio Medeiros de Araújo)
           “Regra básica de tolerância religiosa: Deus é um e todos ao mesmo tempo... Deus é pleno em toda a sua singularidade... Deus é pleno em toda a sua pluralidade.” (Denio Medeiros de Araújo)
           “A verdade é contada em versões... Existe a verdade que eu ouvi dos meus pais... Meus amigos são verdadeiros ou virtuais? Os mendigos vivem numa verdadeira miséria... Enquanto os ricos contabilizam a verdade universal do dinheiro... Algumas verdades são aprendidas na escola e na Universidade... A verdade que o padre me falou... A verdade que os apóstolos escreveram sob a luz do Espírito Santo... A verdade que eu li no Alcorão... Um judeu uma vez me disse... O traficante falou que é verdade pura... Um soldado americano queimou a verdade muçulmana... Há uma verdade contada pelo homem do campo e outra contada por um pescador... É verdade que vai chover no sertão? Abandonei a digitação e fui ver a SECA... Mas o formigueiro não mente... Deus é uma verdade que não cabe nos rótulos da humanidade... Mas a minha verdade é dura! Eu conto e ninguém acredita... Fazer o quê? Não tenho certeza se a minha verdade é melhor do que as outras! Escrevo a verdade no papel para que os PROFETAS do amanhã não esqueçam que um dia existiu alguém que sabia o que ninguém mais sabe... Minha verdade é nua e crua... Quem não gosta da minha verdade está convidado a procurar as várias outras verdades que existem por aí... Na televisão... Na religião... Na Internet... No vizinho... Na oração... No silêncio... Ou no bater acelerado do coração... Os solados dos meus pés ardem e não há calçado que aperte mais do que o do outro.” (Denio Medeiros de Araújo)
            “A vida sempre nos dá rasteiras visando o nosso crescimento como pessoa humana... Quem não cai nunca aprenderá a levantar-se... Quem nunca perdeu não aprenderá a valorizar o que ganha.” (Denio Medeiros de Araújo)
            “No Pentecostes o Espírito Santo desceu em forma de linguetas de fogo... Hoje o incendiário é uma droga!” (Denio Medeiros de Araújo)
            “A morte é ‘tinhosa’, se você não a procura... Ela procura você.” (Denio Medeiros de Araújo)
            “Minha mãe pedir para eu deixar de ser roqueiro é como se um pai homofóbico pedisse para um filho gay tornar-se lésbica.” (Denio Medeiros de Araújo)
            “Ditado popular para quem deseja viver muito: ‘A VIDA é um passa-tempo... A MORTE é um passamento’.” (Denio Medeiros de Araújo)
            “Jesus comparou a FÉ a uma semente de mostarda porque não havia, na época, um microscópio eletrônico disponível para compará-la a um filhote de ameba.” (Denio Medeiros de Araújo)
       “Disputa entre Céu e Inferno terá apenas dois competidores: QUALIDADE x QUANTIDADE.” (Denio Medeiros de Araújo)
            “Explicação para o dilúvio: ‘rompeu uma hidrelétrica no Céu e Deus ficou sem energia para conter os danos causados’.” (Denio Medeiros de Araújo)
            “Todo ser humano deveria ter direito a uma 2ª chance... A pena de morte destrói qualquer direito que o ser humano tenha.” (Denio Medeiros de Araújo)
            “O SUS pretende lançar moda: depois de trocar soro fisiológico por vaselina, a glicerina é a bola da vez.” (Denio Medeiros de Araújo)
            “Nunca é cedo demais para morrer e nem tarde demais para viver. É só acelerar o passo na direção certa.” (Denio Medeiros de Araújo)
            “Na capital para se dobrar a esquina você tem que andar um quarteirão. No interior para se andar um quarteirão você só precisa dobrar a esquina.” (Denio Medeiros de Araújo)
            “Se você não é gari, mas pensa em se tornar uma pessoa rica, uma dica importante: ‘Olhe sempre onde pisa... As pessoas não imaginam a quantidade e a qualidade das coisas que são encontradas na rua’.” (Denio Medeiros de Araújo)
            “Ontem, achei uma moeda de R$ 1,00 jogada na rua. Imagina se isso acontece mais 1 bilhão de vezes...” (Denio Medeiros de Araújo)
            “Não entendo a NASA torrar tanto dinheiro em viagens à estação espacial, quando a verdadeira nave mãe está dentro de nossas cabeças.” (Denio Medeiros de Araújo)
            “Arcanjo Miguel derrotou Lúcifer, Jesus Cristo derrotou a morte... Mas os caminhos continuam abertos para o livre arbítrio passar.” (Denio Medeiros de Araújo)
            “Quando a imprensa fala a verdade. Acredite! Não é mentira.” (Denio Medeiros de Araújo)
            “Algumas REDES de televisão colocam a culpa da AIDS na libertinagem dos cristãos católicos, mas o IMPOSTO DE RENDA do chefe da seita ‘Igreja Não Sei o Quê Lá do Reino de Deus’ é só fachada.” (Denio Medeiros de Araújo)
       “Enquanto as LAN-HOUSES estão falindo, o meu NOTEBOOK está reagindo... Computador tornou-se algo quase descartável, porém, imprescindível.” (Denio Medeiros de Araújo)
            “A herança que deixarei aos meus sobrinhos se resume a uma dívida que será cobrada pela natureza em tempos vindouros.” (Denio Medeiros de Araújo)
            “Os norte-americanos e europeus dizem que, por algum motivo ainda não explicado, a bússola deles somente aponta para o Sul?!” (Denio Medeiros de Araújo)
            “O passado é um cheque compensado... O futuro é um cheque em branco... O presente é dinheiro depositado na conta.” (Denio Medeiros de Araújo)
            “O corpo humano pode ser comparado a um presente embalado por Deus com a mais fina seda... O tempo é o presente de grego que transforma a mais fina seda em um amontoado de farrapos.” (Denio Medeiros de Araújo)
            “Não se resolve um problema menor criando um maior da mesma forma que não se salva um dedo cortando o braço.” (Denio Medeiros de Araújo)
           “Agir como idiota não faz parte da minha natureza, mas eu aprendo rápido... E o mundo ao meu redor também.” (Denio Medeiros de Araújo)
            “Às vezes faltam palavras para expressar o que a gente sente e sobram palavras que não deveriam ser ditas.” (Denio Medeiros de Araújo)
        “Reconheço a importância da licença médica para resguardar a saúde tanto do funcionário público quanto do funcionário da iniciativa privada. No entanto, o abuso no exercício de tal direito é inaceitável.” (Denio Medeiros de Araújo)
            “Não existe casamento melhor do que cada um no seu quadrado.” (Denio Medeiros de Araújo)
            “O problema de se estudar em instituições de ensino particular reside na possibilidade do aluno tornar-se um gênio sem-teto.” (Denio Medeiros de Araújo)
            “Uma escola particular que exige a compra de livros importados cujo valor ultrapassa R$ 5.000,00... Melhor viver burro do que morrer de fome.” (Denio Medeiros de Araújo)
            “Um milhão na mão de uma pessoa desequilibrada financeiramente é como uma pamonha no prato de um esfomeado.” (Denio Medeiros de Araújo)
            “Sempre dou o seguinte conselho sentimental: ‘Está com o coração partido... Então procura o cardiologista que ele parte a sua conta bancária em dois’.” (Denio Medeiros de Araújo)
            “Não entendo uma pessoa desempregada passar num Concurso Público somente para falar mal do governo.” (Denio Medeiros de Araújo)
            “Trabalhar ou ganhar muito dinheiro? Eis a questão!? No serviço público não se pode ter os dois ao mesmo tempo?!” (Denio Medeiros de Araújo)
            “Tem gente que julga o livro pela capa. Realmente, há muitos corruptos dirigindo Ferrari e abrindo conta em PARAÍSO fiscal.” (Denio Medeiros de Araújo)
            “Dinheiro é uma dicotomia: ganhar muita grana pode ser uma excelente oportunidade de perder a cabeça.” (Denio Medeiros de Araújo)
          “A vida é como um esboço que somente se torna obra prima nas mãos de Deus.” (Denio Medeiros de Araújo)
       “No quebra-cabeça das drogas cada peça a mais é uma família a menos.” (Denio Medeiros de Araújo)
          “Uma selva de pedras começa a ser idealizada a partir do LEGO... Depois da puberdade surgem os obeliscos e a arquitetura de interiores.” (Denio Medeiros de Araújo)
          “Quem mora nas cidades do interior do Nordeste brasileiro sabe: no verão os raios UVA e UVB são enriquecidos com plutônio.” (Denio Medeiros de Araújo)
            “A crise econômica mundial é um reflexo da nossa completa incompetência em gerir os conflitos dentro dos nossos próprios lares.” (Denio Medeiros de Araújo)
            “A terra é o planeta da inexperiência e o homem é um idiota que não aprende com a inexperiência dos outros.” (Denio Medeiros de Araújo)
            “Na vida a gente faz milhões de bobagens na esperança de que Deus conserte tudo no final.” (Denio Medeiros de Araújo)
            “Depressão bipolar é uma estado emocional que a gente não sabe de onde vem e nem para aonde vai.” (Denio Medeiros de Araújo)
            “Transtorno Obsessivo Compulsivo (TOC) é semelhante a um disco de vinil arranhado sendo tocado numa vitrola velha.” (Denio Medeiros de Araújo)
            “O autismo tem lá suas vantagens: excelente memória e raciocínio. As desvantagens é que são de parar o coração.” (Denio Medeiros de Araújo)
          “Transtornos mentais são alimentados por comportamentos psíquicos tanto inadequados quanto involuntários.” (Denio Medeiros de Araújo)
           “Ninguém desenvolve uma crise bipolar por vontade própria... A força de vontade nem sempre é suficiente para superar as crises.” (Denio Medeiros de Araújo)
        “A pessoa com bipolaridade, muitas vezes, desconhece e recusa-se a enfrentar o problema de saúde que a aflige. Contudo, não se deve aceitar o problema como algo indissolúvel.” (Denio Medeiros de Araújo)
            “Perder a noção do perigo é um dos sinais de alerta que precede uma crise bipolar... Portanto, muito cuidado nessa hora!” (Denio Medeiros de Araújo)
            “O coração autista bate compassadamente... A bipolaridade é o descompasso do meu coração.” (Denio Medeiros de Araújo)
         “A vontade do ser humano é soberana... As consequências podem ser divinamente santas, eticamente aceitáveis ou vê se me esquece.” (Denio Medeiros de Araújo)
          “Se for para ter um filho usuário de drogas e traficante, prefiro nascer castrado.” (Denio Medeiros de Araújo)
           “Na depressão se perde a capacidade de reação. Na mania nos encontramos num estado de epifania. Na bipolaridade a vida e a morte se confundem com a eternidade.” (Denio Medeiros de Araújo)
        “O trantorno bipolar faz a pessoa voar sem ter asas e cair sem ter chão.” (Denio Medeiros de Araújo)
            “Um dos grandes segredos da felicidade encontra-se na capacidade que cada um tem de não criar expectativas excessivamente positivas.” (Denio Medeiros de Araújo)
            “A mensagem é inspiradora... Os sentimentos são UNIVERSAIS... O que muda é a forma e o conteúdo... Um sorriso 'Colgate' nem sempre é perfeito como nas propagandas... Uma lágrima pode ser tímida, mas repleta de significados.” (Denio Medeiros de Araújo)
            “Um dia ouvi algo que me fez refletir: ‘no mundo existem pessoas que não querem nada com a vida e morrem sem conhecer o sabor do trabalho; também há os que possuem três empregos e, mesmo sem conseguir pagar todas as contas em dia, dormem profundamente à noite sem a necessidade de um TARJA-PRETA’.” (Denio Medeiros de Araújo)
            “Nem tudo são flores, mas flores serão um dia.” (Denio Medeiros de Araújo)
        “Na vida não existe boa sorte! O que existe é uma pessoa bem preparada.” (Denio Medeiros de Araújo)
            “Sou um PURO-SANGUE com alma de passarinho.” (Mané Garrincha)
          “Verdade seja dita: a diferença entre um crime doloso e um crime culposo quase sempre reside na contratação de BON$ ADVOGADO$.” (Manfrinni Soares Leal de Araújo)
       “Falar da vida alheia é o esporte predileto da humanidade inteira... Aprendi a falar apanhando e sendo alvo da minha própria língua.” (Denio Medeiros de Araújo)
            “A miséria só não acaba porque dá LUCRO.” (Manfrinni Soares Leal de Araújo)
           “Eu sou como um livro aberto... Se existem pessoas que não gostam do que leem não me cabe fazer julgamento... A única coisa que me cabe neste momento é tolerar o julgamento alheio.” (Denio Medeiros de Araújo)
            “Casamento é uma VOCAÇÃO, paternidade também é uma VOCAÇÃO e autoridade é um DOM que me foi recusado desde a mais tenra idade, ou seja, existem sérios motivos para minha decisão acertada de abraçar uma vida de solteiro e abrir mão da ideia de construir uma FAMÍLIA. Sempre procuro dar ouvidos aos chamados de Deus para minha vida e, neste momento, ouço o que o meu coração sente... Grandes poderes trazem grandes responsabilidades... Amiúde, renúncia é considerada, por muitos, uma das maiores provas de amor que existe... A cada escolha corresponde uma renúncia, como a cada ação corresponde uma reação.” (Denio Medeiros de Araújo)
            “Fórmula matemática que prova a existência de Deus: as variantes são muitas e os caracteres são poucos... Portanto, tenha FÉ!” (Denio Medeiros de Araújo)
            “Não há fogão que nunca acabe e nem fama que sempre dure.” (Denio Medeiros de Araújo)
            “A VIDA e a morte são semelhantes a copos meio-cheios ou meio-vazios. Ninguém consegue viver tudo o que a VIDA tem a oferecer e, muito menos, sair totalmente das mentes e corações das pessoas.” (Denio Medeiros de Araújo)
            “Uma pessoa com autismo e bipolaridade vive num constante conflito entre razão e emoção. A razão e a emoção travam um duelo terrivelmente sangrento, causando profundo sofrimento psicológico... Quando deixarei de ser um cativo dentro da minha própria mente? Quando ouvirei o som dos corações batendo no mesmo ritmo? Quando a mente calar e a coração gritar? No silêncio da noite ouço as batidas do meu coração, mas, no raiar do dia, a minha mente irradia uma luz tão intensa que ofusca a beleza contida no simples ato de AMAR.” (Denio Medeiros de Araújo)
            Todo dia, toda noite... Na luz ou escuridão... Todo passo, descompasso... Dentro do meu coração. Um bom dia, todo dia... Quando à noite o sono traz... Um mal dia, só um dia. Na insônia se refaz... A leveza na mania... Faz a gente flutuar... A depressão é uma agonia... Que nos impede de amar! O dinheiro é um problema... Difícil de solucionar... Na saúde e na doença... Até a morte separar. Transfigurando o nosso SER, nosso TER é caridade... Valorizando o nosso TER, Nosso SER é iniquidade.” (Denio Medeiros de Araújo)
           Sempre admirei os que têm uma FÉ transbordante. Acho que eles possuem o estranho dom de uma percepção extrassensórial, que me foi recusado a partir de um dado momento da minha vida. Mais ou menos como os videntes.” (Citação retirada do livro “A Insustentável Leveza do Ser”)
       Os cães não têm muitas vantagens em relação ao homem, mas uma delas é extremamente importante: para eles, a eutanásia não é proibida por lei; o animal tem direito a uma morte misericordiosa.” (Citação retirada do livro “A Insustentável Leveza do Ser”)
            Se somos incapazes de amar, talvez seja porque desejamos ser amados, quer dizer, queremos alguma ‘coisa’ do outro (o amor), em vez de chegar a ele sem reivindicações, desejando apenas sua simples presença.” (Citação retirada do livro “O Pequeno Príncipe”)
            A verdadeira bondade do homem só pode se manifestar com toda a pureza, com toda a liberdade, em relação àqueles que não representam nenhuma força. Quando um homem ama a fragilidade de outro ser a ponto de não o fazer nenhum mal, podemos dizer que o amor verdadeiro se manifestou em toda a sua pureza e liberdade.” (Citação retirada do livro “O Pequeno Príncipe”)
         Se alguém ama uma flor da qual só existe um exemplar em milhões e milhões de estrelas, isso basta para fazê-lo feliz quando a contempla. Ele pensa: ‘Minha flor está lá, em algum lugar... ’ Mas se um carneiro come a flor, para ele é como se todas as estrelas repentinamente se apagassem!” (Citação retirada do livro “O Pequeno Príncipe”)
Que bom que para nós o Pequeno Príncipe existe! Na literatura, ele é o Menino Jesus do Presépio da Humanidade. Feliz de quem consegue enxergar!” (Citação retirada de um cartão-postal)
            A flor que desabrocha na DIVERSIDADE é a mais rara e bela de todas.” (Citação retirada do desenho animado “MULAN” produzido pela Walt Disney)
         Nossas vidas são definidas pelas oportunidades... Inclusive as que perdemos.” (Citação retirada do filme “O Curioso Caso de Benjamin Button” com Brad Pitt)
            Tenta achar que não é assim tão mal... Exercita a paciência... Guarda os pulsos para o final... Saída de emergência.” (Música “Pulsos” presente na Discografia da cantora Pitty)
            Parece clichê de filme americano, mas é na hora da morte que você entende a vida: MISSÃO DADA é MISSÃO CUMPRIDA.” (Filme “Tropa de Elite 2 – O Inimigo Agora é Outro”)
            Muito na mente. Espada na mente, pessoas olhando na mente, inimigo na mente... Muito na mente!” (Filme “O Último Samurai” com Tom Cruise)
            Katsumoto (Ken Watanabe): Você acredita que um homem é capaz de modificar o seu próprio destino? ’ Nathan Algren (Tom Cruise): ‘Eu acredito que o homem faz o que pode até o destino revelar-se a ele’.” (Filme “O Último Samurai” com Tom Cruise)
            “SAÚDE não consiste apenas na ausência de doenças... O conceito de SAÚDE é mais amplo e abrange o BEM-ESTAR FÍSICO, MENTAL, SOCIAL e ESPIRITUAL.” (Denio Medeiros de Araújo)
            “Como tudo na vida, não existe GLÓRIA sem LUTA... Nem RESSURREIÇÃO sem MORTE... Portanto, não devemos nos queixar quando a VIDA mostrar-se tão SOFRIDA.” (Denio Medeiros de Araújo)
            “Um ato de amor tem o poder de apagar uma vida inteira de pecados.” (Denio Medeiros de Araújo) 
            “O início do processo produtivo é uma incógnita, mas todos sabem onde termina... No terreno baldio mais próximo da sua residência... Na cooperativa de reciclagem mais próxima da sua CONSCIÊNCIA!” (Denio Medeiros de Araújo)
            “Um escritor famoso foi indagado sobre a possibilidade da publicação de um livro autobiográfico que já vinha sendo escrito por ele há mais de dezesseis anos e cujo prazo para conclusão da obra encontrava-se indefinido... A resposta à pergunta foi irônica: ‘Prefiro levar a PERFEIÇÃO junto ao meu corpo sem vida e emoldurado por um belo caixão... E todos nós seremos cremados para que a mais PERFEITA poesia seja enlevada aos céus e alcancem todo o infinito significado contido na palavra de Deus’.” (Denio Medeiros de Araújo)
            “Nosso maior bem não é nunca termos caído, mas sempre nos levantarmos após cada queda.” (Citação retirada de uma propaganda motivacional).
            Não acredito que sou uma má pessoa, mas às vezes faço de tudo para ser!” (Texto retirado do filme “A Rede Social” que conta a história real do criador do FACEBOOK).
“Graças a esquizofrenia, muitas vezes, confundo sentir amor com persistir no erro.” (Denio Medeiros de Araújo)
“Graças a BIPOLARIDADE, quase sempre, confundo ela me ama com ‘eu amo ela’.” (Denio Medeiros de Araújo)
“Não tenho certeza sobre o espectro autista, mas às vezes não consigo sentir nada além de uma tremenda ressaca moral (vergonha).” (Denio Medeiros de Araújo)
“Agora estou em estado de equilíbrio... Desejo que esse estado seja perene em minha vida e a saúde reine soberana em nós...” (Denio Medeiros de Araújo)
            “Obrigado pela dica: ‘amigo, estamos preocupados com você’. Acontece que tenho correndo em meus neurônios e veias bipolaridade + esquizofrenia + toc (transtorno obsessivo compulsivo) + bruxismo. Quando os quatro transtornos manifestam-se simultaneamente torno-me um perdulário que vive no mundo da lua e pensa conhecer os corações das pessoas, assim, desenvolvo uma tendência que consiste em dar ‘quase’ tudo o que tenho e sou a pessoas que, muitas vezes, não merecem.” (Denio Medeiros de Araújo)
            “A natureza somente fará parte de nós quando enxergarmos e desenterrarmos a mais bela flor que escondemos a sete chaves (selos) no vaso de argila dos nossos corações de pedra.” (Denio Medeiros de Araújo)
            “Deus existe e/ou deus não existe = deus existe é uma tautologia paradoxal, ou seja, uma verdade universal que não deveria existir mas existe.” (Denio Medeiros de Araújo)
            “A morte é uma escolha, mas não é uma opção. Feliz aquele que sorri para a morte e não recebe um sorriso de volta. A morte é uma mulher tinhosa: ‘se você não se entrega a ela, ela entrega-se a você’. A morte para muitos é qualquer coisa que um dia nos alcança e nos leva a reconhecer a nossa pequenez diante da grandiosidade do universo e/ou algo que buscamos insistentemente acolher em nossas vidas, indo de encontro a tudo que é preconizado pela maioria esmagadora dos seres viventes.” (Denio Medeiros de Araújo)
             “Quando escuto a música de Amadeus Mozart e a forma tão sublime como compunha sinto um profundo orgulho ao ver em nós o reflexo da orquestra sinfônica celestial que permeia tudo o que escutamos, escrevemos, temos e somos. Tenho o privilégio de experimentar um pouco de Deus em mim.” (Denio Medeiros de Araújo)
      “O maior drama da bipolaridade encontra-se na eterna busca por uma verdade SUPERIOR que simplesmente não existe.” (Denio Medeiros de Araújo)
            “Pedir algo a quem tem pouco a dar faz a pessoa sentir-se intimada a dar até o que não se tem.” (Denio Medeiros de Araújo)
      “Quando estamos emocionalmente perturbados a razão perde-se nos caminhos da insanidade e a lógica pode apresentar-se sob formas desfiguradas.” (Denio Medeiros de Araújo)
            “Nós não somos anjos. O que nos diferencia da maioria é o fato de sermos especiais, embora isso não signifique ser excepcional. Contudo, tenho dúvidas com relação ao nosso estado de graça. Os desígnios de Deus são misteriosos. Nós somos os guardiões dos mistérios de Deus.” (Denio Medeiros de Araújo)
            “Na vida quando a pessoa acha que já viu tudo vem uma crise bipolar e mostra tudo novo de novo.” (Denio Medeiros de Araújo)
            “O mais foda na bipolaridade é que a pessoa nunca se acostuma com as crises. Cada crise é sempre uma “novidade”. Apesar de um amigo esquizofrênico dizer que, com o transcorrer do tempo e do tratamento, a pessoa consegue dominar o transtorno, minha medida do verbo TER nunca enche completamente... Tenho que aparar as arestas do meu passado para que o meu presente torne-se realmente uma verdade e o meu futuro uma promessa de prosperidade...” (Denio Medeiros de Araújo)
           “Jesus, infelizmente fui talhado para não sentir absolutamente (quase) nada, mas nunca diga dessa água não beberei. Receba-me como uma ovelha que se perdeu nos labirintos da mente, mas que deseja um reencontro de Pai/Mãe e filho. Mesmo sabendo das minhas limitações emocionais e intelectuais, o Senhor nunca me deixou desamparado. Procuro não alimentar a culpa pelas vezes que me deixei dominar pelas instabilidades da vida. Desejo ardentemente a chegada do dia em que poderei sentir meu coração bater no mesmo compasso (mesma frequência) da humanidade inteira.” (Denio Medeiros de Araújo)
            “O VERDADEIRO COMUNISMO é NOSSO.” (Denio Medeiros de Araújo)
 __________________________________________________
56 Dialética é uma corrente filosófica onde ocorre à existência de três elementos: tese, antítese e síntese. A tese é uma afirmação qualquer que será confrontada com a antítese, uma ideia oposta à tese, ou seja, a antítese é a negação da tese. Por sua vez, desse embate entre tese e antítese surgirá à síntese, que é uma situação nova que carrega dentro de si elementos resultantes desse embate. Podemos dar como exemplo o seguinte raciocínio: Temos a afirmação ou tese de que Pelé é o Rei do Futebol; a antítese seria que Maradona é o Rei do Futebol; assim obteríamos a síntese de que Brasil e Argentina possuem o melhor futebol do mundo.

FONTE: ARAÚJO, Denio Medeiros de; SIMPLESMENTE BIPOLAR; 1º Edição Digital, Caicó: Editora Blogger, 2016.