quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

Bipolaridade no círculo dos famosos.

Muitas personalidades famosas começaram a sair do armário e assumir publicamente a condição de PORTADORES DE BIPOLARIDADE.

Entre as famosidades com bipolaridade podemos citar o exemplo da atriz global Cássia Kiss.

Recentemente, Cássia Kiss levantou a bandeita contra o preconceito. É inaceitável que em pleno século 21 muitas pessoas ainda tratem os problemas de saúde mental como um TABÚ. O cérebro é um orgão como qualquer outro?!

Ela assumiu publicamente ser portadora do Transtorno Afetivo Bipolar (TAB) e se tornou um ícone, exemplo e referência para todos os que sofrem com esta terrível doença que atinge aproximadamente 15.000.000 (quinze milhões) de brasileiros.





AUTOR DO TEXTO: Denio Medeiros de Araújo.

terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Tenho orgulho do meu Nível Médio-Técnico... (Não tenho do que me envergonhar)

Em outros tempos os nossos pais teriam orgulho de ter um filho doutor-advogado, mas no cenário atual o que vale mais é o ditado popular: "em terra de analfabeto funcional quem tem um filho encanador é rei".
 
 
Atualmente, com o aumento da oferta de vagas em Universidade Públicas e Particulares, o ensino superior tornou-se mais acessível à totalidade da população brasileira. Com isso, vemos com muito mais frequência fenômenos como a presença de universitários, especialistas, mestres e até mesmo doutores nos Concursos para o cargo de Gari, realizados nas grandes capitais do nosso país. Um exemplo da ocorrência desse fenômeno pode ser observado no Concurso Público realizado em 2009 na cidade maravilhosa do Rio de Janeiro, onde foi constatada a presença de inúmeros inscritos com nível de escolaridade elevado. Cerca de 45 (quarenta e cinco) inscrições foram realizadas por candidatos com DOUTORADO.

Percebe-se claramente um aumento da demanda de profissionais com Nível Superior e um excesso de procura por profissionais com nível médio-técnico. Em algumas regiões do país um PEDREIRO está ganhando tanto quanto um ENGENHEIRO CIVIL e um ELETRICISTA está faturando mais que um ENGENHEIRO ELÉTRICO. Quando você (pessoa física ou jurídica) procura um médico, um advogado, um dentista, etc. rapidamente esse profissional é encontrado, mas nem sempre o problema é resolvido a contento. No entanto, quando você (pessoa física ou jurídica) procura um profissional de nível médio-técnico, nem sempre consegue encontrá-lo com facilidade e quando, finalmente, consegue encontrar um profissional qualificado, os problemas costumam desaparecer restando apenas um: uma conta meio salgada para pagar. A lei de mercado parece nos apunhalar pelas costas: procura x demanda. A única saída para as empresas no cenário atual é formar os seus próprios profissionais de nível médio-técnico ou esperar que um diploma superior resolva tudo.    

Quem quiser mais informações sobre o Concurso para Gari realizado no Rio Janeiro no ano de 2009 pode acessar o link abaixo:
http://g1.globo.com/Noticias/Concursos_Empregos/0,,MUL1359645-9654,00-CONCURSO+PARA+GARI+NO+RIO+REGISTRA+MIL+INSCRICOES.html
 
Meu trabalho consiste em digitar monografias, teses de mestrado, doutorado e pós-doutorado. Posso garantir a todos vocês que estão lendo esta postagem: "não vejo muita diferença entre um analfabeto funcional e um concluinte de curso de nível superior".

Um Diploma de Formação Superior passou a ser uma realização pessoal e deixou de ser uma garantia de sucesso profissional.



AUTOR DO TEXTO: Denio Medeiros de Araújo.

Recursos disponíveis para o tratamento e o cuidado do Transtorno Bipolar

O cérebro é um órgão como qualquer outro?! Da mesma forma que um cardíaco toma remédios para manter o bom funcionamento do coração, o hipertenso toma medicamentos para manter a circulação funcionando adequadamente, o diabético aplica insulina para regular os níveis de glicose no sangue; também a pessoa com bipolaridade deve seguir um tratamento rigoroso com o uso de medicamentos chamados "Reguladores de Humor" para manter o cérebro funcionando em perfeito equilíbrio.    


Existem muitos recursos relativos ao transtorno bipolar, à depressão, à ansiedade, às drogas, e ao álcool; organizações e programas para cuidadores; linhas telefônicas de serviços de apoio a crise; serviços de prevenção de suicídio; apoio no luto por suicídio e guias com orientações de tratamento. Também recomenda-se que a pessoa com bipolaridade e o seu cuidador (responsável) procure outros recursos e associações locais e linhas de serviços de apoio em sua área de residência.
A maioria das organizações tem sites na internet que poderão ajudá-lo. Nem todas as informações existentes na internet estão corretas, visto que não podemos garantir sua qualidade técnica ou científica. Recomendamos que o cuidador responsável pela pessoa com bipolaridade ou a própria pessoa portadora do Transtorno Bipolar confirme tais informações com um profissional de saúde (psicólogo, psiquiatra ou neurologista), se tiver dúvidas, particularmente caso se tratem de informações relativas ao tratamento.

As organizações e os sites listados a seguir têm informações sobre vários tipos de transtornos do comportamento (em especial o transtorno bipolar) e providenciam apoio às pessoas com transtorno bipolar, bem como à sua família e amigos.

Programa de Transtornos Afetivos (Gruda) 
  • htttp://www.progruda.com  

Associação Brasileira de Familiares, Amigos e Portadores de Transtorno Afetivo (Abrata)
  • http://www.abrata.org.br

Associação Brasileira de Transtorno Bipolar
  • http://www.abtb.org.br


FONTE:  BERK, Lesley; Guia para cuidadores de pessoas com transtorno bipolar; São Paulo: Segmento Farma, 2011.


O mundo anda tão complicado...



Há 2011 anos, Jesus Cristo ressuscitou Lázaro sem cobrar 1 (um) centavo sequer. E num gesto de pura humildade Jesus falava: "A tua fé te SALVOU". (Mt 9, 22)

Atualmente, qualquer capitalistazinho de jaleco branco cobra uma fortuna somente para diagnosticar um simples resfriado.

Uma vez falei para o meu médico: "Será necessário uma 3ª Grande Guerra Mundial ou a Lua ficou pequena demais para as ambições humanas".
Estou escrevendo um livro sobre transtorno afetivo bipolar e descobri uma informação valiosa: "Estima-se que aproximadamente 15.000.000 (quinze milhões) de brasileiros são portadores de algum grau de bipolaridade".

Contudo, ao escrever o livro, considerei o transtorno afetivo bipolar uma doença negligenciada. Como é possível uma doença que atinge aproximadamente 15 milhões de brasileiros ser considerada uma doença negligenciada? Quando levantei esta hipótese, não me referia ao número de pessoas afetadas pela doença, mas ao número de medicamentos que são consumidos para manter a pessoa com bipolaridade no estado "eutímico" (Eutimia - do grego eu = normal + timo = humor - é definido por Demócrito como um estado de equilíbrio no humor e por Sêneca como um estado de tranquilidade, um ponto de estabilidade entre o humor deprimido e o humor eufórico.).

Sinceramente, não acredito muito que a indústria farmacêutica irá largar este osso tão facilmente. As pesquisas existem, mas por trás de toda pesquisa científica há muito dinheiro envolvido. A ciência microbiológica evoluiu muito nesses últimos anos, todavia, um tratamento experimental pode levar anos para ser colocado à disposição da população afetada pelas doenças pesquisadas. Além disso, considero a palavra "cura" um pouco forte e onerosa demais para constar no vocabulário médico. Tenho a convicção que se um dia descobrirem a cura de alguma doença crônica ou grave como o câncer, transtorno bipolar, esquizofrenia, com toda a certeza que existe neste mundo, o preço será muito alto a ponto de os usuários do SUS (Sistema Único de Saúde) não terem acesso a $ CURA $.

Uma vez eu escrevi um texto que falava sobre a íntima relação entre ciência e religião. Em minha opinião a religião é o fator que humaniza a ciência. Talvez se houvesse um pouco menos de dinheiro (interesses econômicos) e um pouco mais de fé (comunhão e partilha) a cura fosse algo possível. A ciência somente produz bons frutos quando ela tem como foco principal o BEM COMUM.



AUTOR DO TEXTO: Denio Medeiros de Araújo.

Muitas Felicidades... Muitos anos de vida/morte... morte/vida...


O mundo atual não é muito diferente do mundo encontrado por Jesus Cristo há cerca de 2011 anos.

Se Jesus voltasse novamente ao planeta Terra em idênticas circunstâncias da sua primeira vinda, certamente, Ele seria sabatinado numa CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) em Brasília, onde seria discutido qual o método mais eficiente para matar a mesma pessoa 2012, 2013, 2014, 2015... vezes (x) 70000.

AUTOR DO TEXTO: Denio Medeiros de Araújo.

REFLEXÃO...

A teoria do AMOR fortalece a nossa mente e a prática do AMOR enriquece o nosso coração.

A prática é amiga da perfeição...

A teoria, muitas vezes, são somente PALAVRAS AO VENTO...

AUTOR DO TEXTO: Denio Medeiros de Araújo.

sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

POESIA DO NATAL MANÍACO-DEPRESSIVO...

HÁ DIAS EM QUE MEU DIA É UM FUNERAL E MINHA NOITE É UM RÉVEILLON... 

Todo dia, toda noite...
Na luz ou escuridão,
Todo passo, descompasso...
Dentro do meu coração

Um bom dia, todo dia...
Quando à noite o sono traz,
Um mal dia, só um dia!
Na insônia se refaz...

A leveza na mania
Faz a gente flutuar...
A depressão é uma agonia
Que nos impede de amar...

O dinheiro é um problema
Difícil de solucionar?!
Na saúde e na doença
Até a morte separar.

Em Deus o equilíbrio
Entre razão e emoção.
O pensamento torna-se sóbrio
O coração transborda em oração.

No Natal há um duelo
Entre o menino e o papai...
Jesus Cristo Salvador.
Papai Noel consumidor.

Essa batalha é dura,
Quando o dinheiro desfigura...
Toda a nossa existência
Não compra uma rapadura.

Transfigurando o nosso SER,
Nosso TER é caridade.
Valorizando o nosso TER,
Nosso SER é iniquidade.

Para diminuir a distância
Peço um pouco a cada um...
Um pouco mais de tolerância.
Um pouco menos de zoom.

Finalizando essa mistura
De fé e oração,
Desejo um natal em Jesus Cristo,
Repleto de paz no coração.




AUTOR DO TEXTO: Denio Medeiros de Araújo.