terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

ANTES DE COMEÇARMOS A REFLEXÃO SOBRE O LIVRO "A CURA DOS OITO ESTÁGIOS DA VIDA": APRENDEREMOS ALGUMA COISA SOBRE A RECITAÇÃO DO TERÇO.

Este BLOG terá o propósito futuro de divulgar as AÇÕES do GRUPO DO TERÇO DOS HOMENS DA PARÓQUIA DE SÃO JOSÉ DE CAICÓ-RN, em especial o GRUPO DO TERCO DOS HOMENS DA MATRIZ DE SÃO JOSÉ DE CAICÓ-RN
Este texto foi elaborado com a finalidade de tornar mais conhecida a prática do Terço e para mostrar como é prática, fácil e dinâmica a recitação do terço de Nossa Senhora pelos homens, mulheres, jovens, crianças , idosos, etc.
Para início de conversa antes de cada Mistério do Terço devemos contemplar os Mistérios da Vida de Jesus, por isso chama-se Mistérios. Os Mistérios da Vida de Jesus se Dividem em quatro, que são: Mistérios Gozosos, Mistérios Dolorosos, Mistérios Gloriosos e Mistérios de Luz. Juntos esses quatro mistérios formam um Rosário. Agora vem a Pergunta: "Você já teve a FÉ de rezar um Rosário? Se não, então comece pelo mais básico: O TERÇO". Se nós não contemplarmos os Mistérios da Vida de Jesus, o terço ficará centrado em Maria Mãe de Jesus e o Cristão com C Maiúsculo que se preze, o Cristão de Verdade sabe que o Centro deve ser sempre Jesus Cristo.
O Terço de Nossa Senhora e de Jesus Cristo, não necessariamente nessa ordem, é oração amada por numerosos santos, estimulada pelo magistério da Igreja Católica Apostólica Romana e apresentada como a preferida pelos Papas João Paulo II e Bento XVI. Nossa Senhora mesma recomenda-a, pois disse: "Rezai o terço todos os dias".
Portanto, é recomendado aos cristãos que rezem o Terço. Nossa Senhora os cobrirá com o seu manto santo e os livrará de todos os males e perigos. Com a Graça de Nosso Senhor Jesus Cristo.

OBS: O texto acima foi retirado do Manual de Recitação do Terço do Grupo do Terço dos Homens da Matriz de São José de Caicó-RN.

A seguir serão mostradas algumas orações de fácil recitação que ajudarão na oração do Terço. Contudo, recomendo que, quem puder, adquira um livro que ensine a orar o Terço dando ênfase aos Mistérios da Vida de Cristo.

VINDE ESPÍRITO SANTO
Vinde, Espírito Santo, enchei os corações dos vossos fiéis e acendei neles o fogo do Vosso Espírito  e tudo será criado e renovareis a face a Terra.
Oremos: Ó Deus, que instruístes os corações dos vossos fiéis com a Luz do Espírito Santo, fazei que apreciemos retamente todas as coisas segundo o mesmo Espírito e gozemos sempre da sua consolação. Por Cristo Senhor Nosso. Amém.

PELO SINAL DA SANTA CRUZ
Pelo sinal da Santa Cruz, livrai-nos Deus Nosso Senhor, dos Nossos Inimigos.

CREDO
Creio em Deus Pai Todo Poderoso, Criador do Céu e da Terra, e em Jesus Cristo seu único Filho Nosso Senhor, que foi concebido pelo Poder do Espírito Santo, nasceu da Virgem Maria, Padeceu sobre Pôncio Pilatos, foi Crucificado, Morto e Sepultado, desceu a mansão dos mortos, Ressuscitou ao Terceiro dia, Subiu aos Céus, Está sentado a Direita de Deus Pai Todo Poderoso, Donde há de vir a julgar os vivos e os mortos. Creio no Espírito Santo, Na Santa Igreja Católica, Na Comunhão dos Santos, Na Remissão dos pecados, Na Ressurreição da Carne, Na Vida Eterna. Amém.

PAI NOSSO
Pai nosso que estás no Céu, Santificado seja o Vosso Nome, Venha a nós o Vosso Reino, Seja Feita a Vossa Vontade, assim na Terra como no Céu. O Pão nosso de cada dia dai-nos hoje, perdoai-nos as nossas ofensas assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido e não nos deixeis cair em tentação, mas livrai-nos do mau. AMÉM.

10 X AVÉ-MARIAS
Ave Maria Cheia de Graça, o Senhor é convosco, Bendita sois vós entre as mulheres e Bendito é o Fruto do vosso ventre Jesus. Santa Maria Mãe de Deus, rogai por nós pecadores agora e na hora da nossa morte. AMÉM.

GLÓRIA AO PAI
Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo, como era no princípio agora e sempre. AMÉM.

JACUATÓRIA
Ó Meu Jesus, Perdoai-nos e livrai-nos do fogo do inferno, levai as almas todas para o Céu e socorrei principalmente as almas que mais precisarem da Vossa Misericórdia.


Ó Maria concebida sem pecado; Rogai por nós que recorremos a vós!


SALVE RAINHA
Salve, Rainha, Mãe de Misericórdia, vida doçura e esperança nossa, Salve! A vós bradamos os degredados filhos de Eva. A vós suspiramos, gemendo e chorando neste vale de lágrimas. Eia pois, Advogada nossa, esses vossos olhos Misericordiosos a nós volvei, e depois desse desterro mostrai-nos Jesus. Bendito é o Fruto de Vosso Ventre, Ó Clemente, Ó piedosa, Ó doce sempre Virgem Maria. Rogais por nós santa mãe de Deus. Para que sejamos dignos das promessas de Cristo. AMÉM!



ORAÇÃO DO DIZIMISTA
Recebei Senhor minha oferta. Não é uma esmola porque não sois mendigo, não é uma contribuição porque não precisais. Não é o resto que me sobra que Vos ofereço. Esta importância representa Senhor meu reconhecimento meu AMOR. Porque se eu tenho é por que Tu me destes. AMÉM





ATO DE CONTRIÇÃO
Meu Deus, eu me arrependo de todo coração de Vos ter ofendido por PENSAMENTOS, PALAVRAS, ATOS e OMISSÕES (Batendo no Peito e Falando: Por minha Culpa, Minha tão Grande Culpa), porque sois tão bom e amável. Prometo com a Vossa Graça, esforçar-me para ser bom e nunca mais pecar. Meu Jesus, Misericórdia.


SANTO ANJO DO SENHOR
Santo anjo do Senhor, meu zeloso guardador, se a ti me confiou a piedade divina, sempre me rege, me guarde, me governe, me ilumine. AMÉM.

Essas orações servirão para que absorvamos os conteúdos do Prefacil do LIVRO: A CURA DOS OITO ESTÁGIOS DA VIDA, com o coração aberto e movidos pelo Espírito Santo de Deus. Passemos a leitura do Prefacil do Livro SEM PRECONCEITOS, COM TOLERÂNCIA e com a Sabedoria de Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário